"Com o polimorfismo, é possível projetar e implementar sistemas que são mais facilmente extensíveis. Os programas podem ser escritos para processar genericamente - como objetos de superclasse - objetos de todas as classes existentes em uma hierarquia. As classes que não existem durante o desenvolvimento do programa podem ser adicionadas com pouca ou nenhuma modificação da parte genérica do programa - contanto que essas classes façam parte da hierarquia que está sendo processada genericamente. As únicas partes de um programa que requerem modificações são aquelas partes que exigem conhecimento direto da classe particular que é adicionada à hierarquia."(Java, como programar / H. M. Deitei e P. J. Deitei; trad. Carlos Arthur Lang Lisboa. - 4,ed. - Porto Alegre: Bookman, 2003, p.454).
Chamadas de método em Java são polimórficas. A mesma chamada de método pode, em momentos diferentes, invocar diferentes métodos, dependendo do tipo dinâmico da variável utilizada para fazer essa chamada.
Uma variável polimórfica é uma que pode armazenar objetos de diferentes tipos (cada variável objeto em Java é potencialmente polimórfica). De maneira semelhante, chamadas de método Java são polimórficas, uma vez que podem invocar diferentes métodos em diferentes momentos.
0 comentários:
Postar um comentário